Eu preciso de uma agência de marketing ou publicidade?
Essa é uma pergunta complicada de responder – ainda mais estando à frente de uma agência.
Nem todos precisam de uma agência de marketing ou serviços correlatos.
É, sim, necessário ter conhecimento, ou alguém com conhecimento, de conceitos e processos que norteiam as vendas e relacionados a marketing dentro da sua operação – mas, além desse saber, é imprescindível ter alguém que consiga operacionar ou direcionar ações que afetem esse sistema de marketing de forma positiva.
O marketing é o processo mercadológico que existe quando uma empresa oferece um produto ou serviço. Continuo e circular, engloba desde a concepção de um produto ou serviço até a distribuição, divulgação e venda, passando pelo suporte e pós-venda, para fechar na disseminação (às vezes rejeição) do produto através dos próprios usuários.
O primeiro impulsionador de vendas da história é o marketing boca a boca, que nasce da satisfação dos consumidores em relação a um produto ou serviço. Se você tem algum problema nesse primeiro tópico, te aconselho a olhar bem pra ele antes de se envolver com estratégias de publicidade e marketing. O mercado é uma entidade com capacidade de avaliação, vida própria e critérios. Se não agrada, se não tem utilidade, não adianta insistir – avalie e reavalie.
Se você gabaritou na viralidade do boca a boca e tá agradando, pode passar pro próximo passo.
Se seu produto é novo na praça, mas tem esse potencial de agradar seu nicho, siga para o próximo passo.
Quando se supõe que as empresas do mercado estão fazendo o melhor possível em relação a produto, serviço e preço, o diferencial competitivo está na roupagem, no alcance, na narrativa que você cria pra sua marca.
O marketing é um processo enorme e com certeza partes dele precisam estar enraizadas dentro da operação, mas é difícil abranger o conhecimento de diversas áreas (que inclusive não param de surgir) para tomar frente no mercado e vencer o acirrado processo competitivo. A compra de mídia online é diferente da off; o design de produto não é a mesma coisa que o gráfico ou o de sites e aplicações móveis; escrever um post pra redes sociais não é o mesmo que escrever um release para a imprensa; entender cada uma das áreas de enfoque do marketing que surgem a cada semana etc., etc., etc.
Algumas empresas possuem houses e profissionais qualificados para tomar frente em cada uma das áreas do processo de marketing – uma ótima solução pros amantes do controle, mas também cara.
Por fim, a resposta: nem todos precisam de uma agência de marketing (digital, offline, integrado, live, 360, comunicação integrada, design, criação de sites e tantas outras). Ainda que a maioria das empresas tenha algum gargalo em alguma parte do processo que poderia melhorar com um serviço profissional externo.
Conhecimento, know how fazem as agências. A única forma de saber se você precisa ou não de um serviço do tipo é conhecendo sobre as suas reais necessidades e conversando com um profissional.