Conteúdo evergreen: o que é e dicas para usá-lo na sua estratégia de marketing

Ao estudar sobre marketing e criação de conteúdo para a web, você já deve ter se deparado com o chamado conteúdo evergreen, que está fortemente presente no mundo da internet. Se você busca alavancar sua estratégia de marketing e criar conteúdos que serão de interesse público por um tempo indeterminado, já está na hora de apostar no evergreen.

Mas afinal, o que é o evergreen?

Se você traduzir para o português, o sentido literal da palavra é “sempre verde”, agora é só seguir a analogia: uma planta que estará sempre verde, continuará atraindo olhares para ela, é uma planta que não morre com o tempo. No marketing esse fenômeno pode ser facilmente visto em blogs, onde ao invés de produzir apenas conteúdos que estão em alta mas que ao longo do tempo será esquecido, aposta-se em conteúdos que servirão para o público por um longo prazo.

Pegando o contexto atual, podemos usar dois exemplos: “como fazer uma camisa Tie Dye” e “como começar um canal no YouTube”, percebe-se que o primeiro trata de um assunto que está muito em alta no momento, mas pode ser que quando essa moda do Tie Dye passar esse texto acabe não tendo mais tanta visualização. Já o segundo ensina como começar um canal, esse tipo de conteúdo servirá para todas aquelas pessoas que quiserem ser youtubers em diferentes momentos, tornando-se um conteúdo atemporal, gerando um engajamento constante que independe dos fatores que estão em alta no momento.

Mas é importante ressaltar que o conteúdo evergreen também deve ser atualizado, visto que a tecnologia e a sociedade estão em constante evolução. Usando o exemplo citado acima, do canal do youtube, vamos supor que a plataforma passe por uma atualização e mude suas diretrizes, alterando a forma com que os usuários criem um canal. Se o seu conteúdo evergreen está desatualizado, a pessoa que buscou por ele não ficará satisfeita e isso pode prejudicar sua marca.

Por que optar por conteúdo evergreen?

Agora que você já sabe o que é conteúdo evergreen, vamos ver sua importância e porque você deve adicioná-lo na sua estratégia de marketing, confira:

Traz mais autoridade para sua marca

Ao adquirir o reconhecimento do seu público, sua marca consequentemente terá mais autoridade, e reforçar seu objetivo e sua persona são elementos básicos para isso. Após defini-las, você produzirá conteúdos relevantes para que seu público consuma e é aí que o evergreen entra.

Se você produz conteúdos sobre skincare, vale a pena investir tanto nas novidades que o mercado de produtos para cuidados com a pele, por exemplo, quanto nas informações básicas atemporais, como “por que devo usar protetor solar todos os dias?”, assim quando o leitor estiver buscando sobre skincare, ele encontrará novidades e informações perenes, reforçando que sua marca e conteúdo não possuem validade, reforçando ao leitor que ele sempre poderá contar com você.

Atrai novos leitores

Ao produzir apenas conteúdos que estão na moda, o leitor ao pesquisar encontrará uma infinidade de posts e você deverá se esforçar muito para conseguir se destacar, afinal, esses conteúdos são bem concorridos e terão muitas palavras-chave já sendo utilizadas. Já produzindo conteúdos evergreen, você terá menos concorrência e poderá usar palavras-chave que ajudem no seu alcance. Além disso, por serem conteúdos perenes, eles sempre serão buscados e assim, seu blog continuará tendo acesso independente da moda do momento.

Podem ser reaproveitados

Essa dica é mais voltada para redes sociais. Por serem conteúdos relevantes independente do tempo, você poderá repostá-los periodicamente em horários distintos, assim alcançará mais pessoas que entram em horários diferentes do dia. Se você também possui um blog ou canal no YouTube, pode utilizar essa tática para que atraia mais leitores ou visualizadores para o seu negócio.

Dicas para introduzir o evergreen na sua estratégia de marketing

Decidi começar a produzir conteúdos evergreen, mas como posso fazer? Caso surja essa dúvida, confira algumas dicas de como você pode adicionar os conteúdos evergreen na sua estratégia.

Foque sempre no seu nicho

Ao ter uma identidade, você deve mantê-la para que seu público saiba qual é o assunto tratado em seus conteúdos, dessa forma ele saberá a quem recorrer quando quiser esse tipo de informação. Ao optar por fazer um conteúdo evergreen, você deverá manter esse foco e procurar conteúdos atemporais sobre o seu nicho.

Vamos supor que você produza conteúdos sobre vestuário e moda, onde seus conteúdos são sobre as tendências do momento. Algumas formas de adicionar conteúdo evergreen sem sair do seu nicho é falar sobre peças atemporais ou curiosidades sobre o estilo de se vestir cada década ou lugar.

Tome cuidado com dados exatos

Ao escrever um conteúdo evergreen, você precisará atualizá-lo sempre que necessário, mas para que ele tenha maior eficácia e passe a informação certa para o leitor, evite falar sobre novas descobertas, tendências ou assuntos que possam ter possíveis desfechos diferentes.

Esse é um ponto muito relevante e não atentar-se a ele pode acabar passando informações erradas para seu leitor, podendo descredibilizar as informações que sua marca posta. Em seu conteúdo evergreen, aposte em compartilhar apenas conhecimentos que tenham uma certa estabilidade, ou seja, que fique estável por uns anos e dificilmente serão refutados ou alterados tão cedo.

Links internos

Uma forma muito eficaz que você poderá usar para adicionar o evergreen na sua estratégia é convidando o leitor para consumir mais conteúdos da sua marca. Os links internos são uma ótima opção para isso.

Vamos supor que você aborda conteúdos sobre alimentação saudável e esteja fazendo um “top 5 frutas saudáveis”, por exemplo, nele você poderá convidar o leitor para um post sobre “porque você deve adicionar frutas na sua alimentação”, um conteúdo atemporal que chamará a atenção do leitor, podendo levá-lo a clicar e consumir mais um conteúdo do seu site.

Produzir conteúdos evergreen ajuda na identidade e autoridade de sua marca e introduzi-lo na sua estratégia de marketing pode ajudar a alavancar seus negócios.

Um equilíbrio entre suas conteúdos tendenciosos e atemporais, pode ser a mistura certa para o seu negócio evoluir!

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