A importância da consistência visual (e algumas dicas de design)

A identidade visual de uma empresa vai muito além da estética por capricho. É um conjunto de elementos que quando combinados servem para representar uma marca, empresa, pessoa, etc. Definir uma identidade visual para o seu negócio é um investimento imprescindível para fazer com que sua empresa se destaque e seja reconhecida pelo público. Esse recurso irá ajudar a criar e a estabelecer o seu espaço no mercado, cada vez mais democrático por conta do digital, mas também cada vez mais tumultuado e concorrido.

Quando usada com consistência e uma frequência inteligente, a identidade visual de sua empresa gera reconhecimento de marca, fazendo com que as pessoas lembrem e identifiquem seu trabalho logo de cara. Por isso é importante apostar em algo novo e diferenciado, para que quando as pessoas se depararem com alguma postagem sua ou algo relacionado à você, automaticamente já associem com sua imagem. 

Separamos alguns tópicos para você entender melhor sobre o que é e a importância de uma consistência visual, confira:

Mas afinal, que é uma identidade visual?

Como já citado acima, a identidade visual consiste em um conjunto de símbolos e elementos que vão dar literalmente uma identidade para o seu negócio e à forma com que ele se comunica. Na sua composição há diversos fatores, entre eles os principais são:

  • Logo;
  • Cores;
  • Tipografias;
  • Slogans e frases que definem o seu negócio;
  • Demais decorações símbolos.

O conjunto desses elementos aplicado aos materiais de comunicação vão refletir o que sua marca quer transmitir para o público, é como ela quer ser vista.

Um exemplo para te ajudar a concretizar melhor: quando você vê alguma publicação das Lojas Americanas, por exemplo, automaticamente você já associa a marca aos seus produtos e à loja. Isso se dá porque a identidade visual deles é marcante e utilizada constantemente, ou seja, a marca é lembrada. 

Importância e benefícios

Já ouviu falar na frase “a primeira impressão é a que fica”? Essa expressão pode ajudar a enfatizar a importância de se ter uma identidade visual consistente. Quando você entra em um site ou perfil nas redes sociais todo padronizado e com uma identidade marcante, fica muito mais fácil ter confiança e vontade de fechar negócio, não é mesmo? Isso pode ser facilmente percebido se você reparar em algumas grandes marcas atuais, como Apple e McDonald’s.

Uma das primeiras etapas a se executar quando se está planejando criar uma identidade visual, é colocar-se no lugar do seu público e pensar como você quer que eles enxerguem o seu negócio.

Já os benefícios são vários. Além dos já citados, como: 

  • Mais facilidade de fechar negócio; 
  • Ter reconhecimento; 
  • Se destacar da concorrência. 

Uma identidade visual pode oferecer várias outras vantagens quando utilizada constantemente e de forma correta, são elas: 

  • Maior envolvimento das pessoas com o seu negócio;
  • As pessoas passam a confiar mais no seu negócio, pois sua identidade mostra uma unidade e um padrão;
  • Uma identificação das pessoas com o seu negócio e valores, podendo resultar em um grande número de clientes fiéis à sua marca.

Identidade visual e seu poder 

Antes de criar uma identidade ou repaginar a sua, é importante pautar alguns tópicos, para que você consiga passar aquilo que deseja.

Conheça o seu público

Esse tópico é muito importante, nesse momento é preciso fazer uma boa pesquisa e definir bem o seu público e o que ele espera de você e do seu negócio. Assim você consegue satisfazê-lo e ele não precisa recorrer ao concorrente. 

A identidade, nesse caso, entra como uma forma de posicionamento. Você precisa mostrar de cara para o seu público que ali tem o que ele procura.

Psicologia das cores e posicionamento da marca

Você já deve ter ouvido falar em como as cores influenciam no nosso dia a dia. Mesmo muitas pessoas duvidando do poder que as cores possuem, muitas vezes elas estão sendo influenciadas sem perceber. 

Os fast foods, como McDonald’s e Burger King são ótimos exemplos dessa influência. Muitas vezes você pode nem estar com tanta fome, mas ao se deparar com um estabelecimento dessas marcas provavelmente deu aquela vontade de comer, não é? Isso pode ter sido causado pelas cores que eles utilizam na identidade visual, como vermelho e amarelo, que estimulam a fome. É interessante notar que diretrizes de identidade visual estão também exercendo suas regras sobre as fotografias dos alimentos – a equalização de cores e outros parâmetros visuais estão ali como norma! Outro exemplo comum são os hospitais e postos de saúde, que transmitem um ar de silêncio e tranquilidade, totalmente ligados às cores claras e neutras, geralmente utilizadas nesse tipo de ambiente.

Os elementos básicos fazem toda a diferença. Se você busca um posicionamento com um tom mais sério, como no caso de advocacias, por exemplo, é interessante utilizar cores mais neutras, como preto e outros tons escuros. Já se o seu foco é o público infantil, quanto mais colorido e chamativo for, melhor para o seu negócio.

Isso tudo é importante ser levado em consideração para que você saiba escolher as cores certas para o seu negócio e atraia mais pessoas para convertê-las em clientes. 

Dicas de design

Agora que você já conhece o que é e a importância de uma identidade visual, está na hora de pôr em prática a sua. É aí que entra o designer, profissional responsável por criar a sua identidade e demais posts que envolvem imagens e outros recursos visuais. 

Para que tudo saia da melhor forma e agrade o seu público, é importante que algumas regrinhas básicas, mas que muitas vezes são ignoradas, sejam seguidas nos seus materiais gráficos, confira:

Texto

O texto escrito é uma das principais formas de conversar com o seu público, seja ele dentro ou fora de uma imagem, então alguns pontos devem ser levados em consideração, para que você consiga passar a mensagem e a imagem que deseja.

O alinhamento de um texto é um dos detalhes que mais chamam a atenção de quem está lendo. Por conta disso, é extremamente importante que seu texto esteja devidamente alinhado com pontos chave na composição, isso vai passar a imagem de profissionalismo, sem falar que fica mais bonito esteticamente.

A legibilidade é outro ponto essencial, afinal se o seu público não consegue ler o que está escrito de nada adianta, não é? Encontre fontes que combinem com o seu público-alvo e também com o tipo do seu negócio. Nessa hora é importante lembrar que a legibilidade deve vir antes da estética, já que nada adianta uma imagem bonita, mas com a mensagem ilegível.

O seu texto precisa respirar, então atente-se ao espaçamento das palavras, linhas e também das letras. Além disso, evite deixar as linhas muito compridas, isso pode deixar o texto menos atrativo.

Por último, mas não menos importante, a ortografia é um ponto essencial e errá-la pode passar uma imagem nada profissional e descredibilizar o seu negócio. Revise quantas vezes for necessário antes de postar qualquer coisa.

Imagem

Geralmente as imagens são acompanhadas por texto, então atente-se aos detalhes para que os dois elementos fiquem em harmonia.

A hierarquia visual é quando você determina o que é mais relevante, deixando essa parte mais destacada das outras. Esse destaque é feito a partir de cores e tamanhos da fonte combinados, para deixar essa hierarquia intuitiva para quem está vendo. 

Conhecer o seu público é um dos pontos chave que vai definir o tipo de design, cores e fontes que serão utilizadas. Se o público for infantil, aposte em cores alegres e bem coloridas com fontes divertidas e mais “despojadas”.

Espaço em branco não é espaço vazio. Um bom equilíbrio entre as partes com e sem nenhum elemento é ideal para passar a mensagem que você quer sem poluir a imagem. Nesse caso, muitas vezes menos é mais.

Manter uma constância da identidade visual e usá-la em seus materiais da forma certa e com frequência, é o caminho ideal para atrair novos clientes e mantê-los com você.

Obrigado por ler até aqui, esperamos ter te ajudado nessa 🙂 

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