8 boas práticas no Facebook que levam ao engajamento

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Uma das maiores estratégias em que as empresas estão investindo nas últimas décadas é o marketing nas mídias sociais.

Entre várias mídias sociais no mundo, o Facebook ainda é a maior. São 2.6 bilhões de usuários ativos mensais com um aumento na casa de 10% ano a ano.

Com páginas gratuitas, você pode passar horas e horas postando na rede social. Mas cuidado, não é só colocar posts aleatórios no seu feed, apostar no alcance orgânico e esperar que tudo dê certo.

O Facebook prioriza conteúdo que os usuários amam. Ou seja, publicações com as quais os usuários amam interagir. Como dono de empresa, buscar esse tipo de conteúdo deve ser a sua meta. Com isso, você consegue construir uma relação estreita com o seu público e atrair clientes em potencial.

Suas publicações causam uma boa primeira impressão?

Abaixo, um compilado de 8 boas práticas para te ajudar a implementar essa visão na sua página, seja você proprietário de uma página nova ou no mercado há anos.

 

1 – Entender quem é o seu público.

Por que é basicamente impossível criar um conteúdo para engajamento se você não tem a mínima noção com que público você está falando. Um pouco de pesquisa vai sempre bem.

De onde eles são? Qual idade deles? Eles são em sua maioria homens ou mulheres? Quais são os interesses deles?

Por sorte, o próprio Facebook nos dá uma maneira para conseguir esses detalhes com a ferramenta Audience Insights dentro do Gerenciador de Anúncios. Você pode encontrar informação em dois grupos de audiência: Todos no Facebook e Pessoas conectadas à sua Página

Use essas valiosas informações para construir postagens orgânicas. Até as sua estratégia de anúncios vai melhorar se você decidir usar no futuro.

2 – Destaque um Post do Facebook.

Você sabe o que é uma postagem em Destaque? 📌

Uma postagem em destaque é uma atualização no status que você coloca no topo da timeline.

Então sempre que as pessoas visitarem o perfil da sua página, elas vão ver essa publicação em destaque antes que os outros posts (até antes que as publicações recentes). Para destacar uma publicação, é fácil, primeiro você vai clicar nos três pontinhos do lado direito superior da publicação, e então clicar em “Fixar no topo da página”.

E aqui vão algumas dicas para o melhor uso do recurso:

  • Crie um vídeo de boas-vindas para os visitantes novos assistirem. Esse vídeo deve ajudá-los a conhecer melhor o seu negócio. Talvez contar uma história ou compartilhar sobre coisas importantes que você já fez.
  • Fazer anúncios sobre eventos (Lives, por exemplo) que você queira que a sua audiência participe.
  • Promover suas melhores ofertas em troca de informações pessoas como para por exemplo aumentar sua lista de e-mails – geração de leads.
  • Destacar uma postagem de blog ou um conteúdo que você precisa fazer aumentar o trafego.

3 – Use um pouco de deslumbramento visual

Um visual bonito sempre vai chamar a atenção. Somos todos criaturas visuais, por isso, é bom sempre incluir uma imagem ou vídeo na sua publicação. Colocar atrativos visuais nas postagens também deixa sua publicação fácil de ser lembrada.

Quando se trata das melhores práticas Criativas, qualidade importa.  Sua criatividade deve fazer o seu público parar na sua publicação enquanto eles seguem a timelime.

Defina um padrão para imagens claras e nítidas. Evite qualquer coisa que esteja desfocada.

Tente fazer publicações com imagens e vídeos dos seus próprios produtos, gifs dos seus clientes atuais e cores complementares/contrastantes. Analise o que efetivamente chama a atenção.

Nós recomendamos que você faça esse trabalho com auxilio de um designer gráfico ou que estude um pouco sobre o tema para ter respaldo mais profissional.

 

4 – Publique algo que seja relevante.

O que é pior que não postar nada no feed?

Publicar coisas irrelevantes!

No artigo “News Feed” o Facebook define conteúdo de alta qualidade como relevantes. O que significa, seu conteúdo se adequar a sua marca e gerar efeito sobre a sua audiência. A publicação tem de estar orientada para as necessidades especificas do público, resolver os problemas deles.

Antes de publicar algo, ajuda muito se você se perguntar: “Isso é algo que meu público gostaria de ver no feed deles?”.

 

  5– Tire proveito de recursos (como lives).

Fazer uma live no Facebook é uma maneira fantástica de ganhar mais engajamento na sua página e tem sido um sucesso em época de pandemia.

O próprio Facebook afirma isso em seus artigos:

“Vídeos ao vivo muitas vezes levam à discussão entre os espectadores no Facebook – na verdade, vídeos ao vivo em média têm seis vezes mais interações do que vídeos regulares”

Agora que você sabe a importância de uma live, aqui vão algumas ideias para começar:

  • Faça um Bate Papo com Perguntas e Respostas;
  • Faça um Tutorial;
  • Mostre “bastidores”;
  • Anuncie um novo produto;
  • Grave um experimento;
  • Ofereça estratégias boas e significativas para o público.

Dica Chave: Notifique o seu público com antecedência sobre a live. Isso produz empolgação! Escreva uma descrição sobre o que vai ser a live.

Novos recursos, como o stories e o reels, são lançados de tempos em tempos – explore logo no início e se aproveite do alcance orgânico. O mesmo vale para novas redes sociais que estão fazendo sucesso!

  6 – Visar pela coerência.

Quando se trata dos melhores momentos e quantas vezes postar nas mídias sociais, você encontrará uma mistura de dados.

  • O Hubspot descobriu que página com mais de 10.000 seguidores se beneficiam com postagens mais seguidas, enquanto páginas com menos de 10.000 seguidores que postam muita matéria recebem menos clicks.
  • De acordo com um estudo da Buffer, postar entre 13 e 15 horas durante a semana e ao sábado é a melhor opção.
  • A CoSchedule revelou que para negócios “Business to Costumers (B2C)” o melhor horário para postar é entre 9 e 10 da manhã, 12 e 13 horas e 16 e 17 horas. Enquanto que para os negócios “Business to Business (B2B)” os melhores horários são entre 9 e 16 horas, sendo que entre as 15 e as 16 horas é o melhor horário.

Saber disso, além de ajudar, pode te deixar confuso.

Ao invés de se estressar pensando em quão seguido serão suas postagens, se esforce para ter consistência. Consistência é uma das chaves para o sucesso do marketing de mídias sociais.

Decida sobre a programação das postagens (digamos, três vezes por semana) e atenha-se a ela. Certifique-se de planejar e criar posts bons para preencher essa programação. Desta forma, o seu público saberá quando pode consultar as suas últimas publicações no Facebook.

Mais importante ainda, postar consistentemente passa a mensagem de que seu negócio está ativo.

 

  7 – Faça o seu Conteúdo Acionável.

Apesar do termo, “Contéudo Acionável” é aquele tipo de conteúdo em qual o público pode complementar ou opinar na publicação. E isso nos brinda com muito valor adicional. Isso diz as pessoas o quanto elas podem fazer para alcançar o tipo de resultado que elas buscam.

Depois de ler a sua publicação ou assistir seu vídeo, as pessoas certamente vão saber o que fazer em seguida. Elas estão motivadas a agir.

Outra dica rápida: Encoraje as pessoas a responder a sua publicação com um “Call-to-action” no final da publicação – “saiba mais”, “descubra”, “leia agora”, entre outros.

  8 – Experimente ideias diferentes!

Se você está se perguntando o que deve postar, existem vários tipos de conteúdo para testar que vão fazer um eco na sua audiência. Aqui estão algumas ideias do Facebook Marketing:

  • Postagens de Blogs – Compartilhar conteúdo publicado é sempre uma prática comprovada e verdadeira. É uma ótima maneira de oferecer dicas e truques ao direcionar o tráfego para o seu site. Basta postar o link do seu artigo na caixa de status do Facebook. Acompanhe-o com um call to action convincente.
  • Faça perguntas – Perguntas são ótimas para iniciar conversas. Você pode colocar uma pergunta como uma imagem (que você pode criar usando Canva ou Pablo pelo Buffer) ou até mesmo texto simples.
  • Concursos ou brindes – Tá fazendo uma competição online? Não se esqueça de compartilhá-la na sua timeline. Esta não é só uma das melhores práticas do Facebook que impulsionam o engajamento, mas também ajuda você a conseguir mais participantes nos seus concursos.

Últimas Reflexões

Esperamos que essas dicas te deem criatividade e ideias para fazer o seu Facebook trabalhar para você. Não importa o que você faça, sempre crie valor.

E uma vez que você alcance esse ponto no qual você se sinta mais confortável para fazer postagens de conteúdos orgânico, considere uma campanha paga.

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