Um Guia para Iniciantes: Anúncios Dinâmicos do Facebook

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Imagine a seguinte situação:

Você é dono de uma loja de moda online. Para conseguir uma projeção nos seus negócios, você decide testar o Facebook Ads. Mas você ainda não tem certeza se isso realmente vale a pena.

Então um amigo seu te sugere usar os anúncios dinâmicos do Facebook.

Esse amigo diz que essa ferramenta te permite chegar em um público que talvez esteja interessado na sua mercadoria e ainda fazer pessoas que já visitaram sua página voltarem a se engajar com ela.

Quer a melhor parte?

O Facebook poupa seu tempo ao ofertar no automático, usando imagens e detalhes dos produtos que já estão no seu catálogo e os vincula na propaganda.

Parece vantajoso para você? Vamos falar um pouco sobre como criá-los.

O que são anúncios dinâmicos?

É uma modalidade de anúncios que funciona recomendando produtos do seu catalogo online para um público que mostrou interesse na sua marca.

É muito provável que você já tenha cruzado com esses anúncios. São similares a qualquer outro anúncio do Facebook – é possível utilizar os seguintes formatos:

  • Imagem Única
  • Coleção de Imagens
  • Carrossel

A coleção de imagens e o carrossel permitem que você anuncie vários produtos de uma vez só. Esse formato de anuncio é muito conveniente em situações nas quais você promove uma mercadoria (uma prancha de surf, por exemplo) para alguém que visitou recentemente no seu site (remarketing). Além de outros itens complementares que o público talvez se sinta impelido a comprar (Roupas de banho, cera de prancha, itens relacionados a surf).

O que faz o anúncio dinâmico único, se comparado à outros tipos de anúncio, é que ele é automaticamente gerado pelo Facebook. Outros tipos de anúncios requerem que você manualmente faça upload de todos os criativos e ainda atualize detalhes.

Na verdade, isso é um grande poupador de tempo.

O que os anúncios dinâmicos podem fazer pela sua empresa ou negócio?

Se você ainda não está convencido do potencial deste tipo de anuncio, confira seus benefícios abaixo.

Atrair novo publico

Você é capaz de selecionar um público amplo com esse tipo de anuncio. Isso significa que o Facebook pode mostrar a propaganda para aqueles que tiverem mostrado interesse em produtos similares de seus competidores.

É uma estratégia ótima para aumentar a conscientização da marca e aumentar a sua base de clientes a longo prazo.

Uma simples hipótese:

Imagine que Dona Maria, uma mulher que adora cultivar plantas dentro de casa, estava procurar artigos de jardinagem online.

Ela também procurou e clicou em conteúdo de jardinagem no Facebook, como lojas de jardinagem. Essa rede social consegue traçar esse tipo de perfil através de recursos inteligentes na plataforma e do Pixel instalado no seu site.

Através de uma segmentação inteligente, você pode alcançar mais pessoas interessadas em produtos do seu nicho!

Alcance novamente o público

Anúncios dinâmicos também te permitem chegar a outro tipo de público – pessoas que já interagiram com o seu negócio.

Eles talvez tenham visitado o seu site, interagido com seus posts ou usado o seu aplicativo para celular, mas eles não efetivaram uma compra ou se tornaram leads via conversão.

Vamos dizer que desta vez, Maria entrou no seu site e viu algumas ferramentas de jardinagem. Ela adiciona alguns itens no seu carrinho de compras, mas por algum motivo ela não finalizou a compra, outra coisa urgente chamou a atenção dela, então ela deixou o carrinho de compras de lado e infelizmente esqueceu o que estava fazendo e não voltou ao site.

Agora, você pode chegar até ela novamente com o remarketing, aliado aos anúncios dinâmicos, para lembrá-la sobre esses itens que ficaram ali no carrinho. Isso ajuda a completar a venda e aumentar o seu índice de conversão no final do mês!

Nota: Para alcançar novamente esse público você precisa ter instalado e configurado no seu site o Pixel do Facebook. O Pixel registra as ações que as pessoas tiveram no seu site para criar um público específico para o Facebook Ads.

Economize tempo

Horas e horas podem ser economizadas ao não ter que fazer upload de grandes conjuntos de criativos. Isso é ótimo, ainda mais quando você tem um inventário grande.

Você precisa checar manualmente quais produtos estão disponíveis e dar as informações necessárias sobre o produto para incluir no anuncio.

De fato, você pode preestabelecer um template de anuncio para que o Facebook mostre um conteúdo personalizado, mais criativo e chamativo. Isso é possível na seção Ferramentas de Criação  dentro do seu Gerenciador de Negócios.

Você pode usar sobreposições com certas fontes e cores para exibir o preço de um item, desconto, bem como frete grátis.

Conceitos importantes!

Cross-Selling – É quando você recomenda outro produto que está relacionado com o que está sendo comprado pelo seu cliente. Por exemplo, promover um cartão de memória para um cliente que comprou uma câmera.

Up-selling – É uma técnica usada para promover um produto que é uma versão melhor, mais cara do que a que está sendo comprada por um cliente.

Estas são ótimas técnicas para empregar o uso de anúncios dinâmicos quando você quer impulsionar mais vendas de produtos.

Como criar o anúncio dinâmico

Talvez agora você esteja se perguntando como criar um anuncio dinâmico. Siga essas instruções:

1 – Crie um Catálogo de Produtos

No catalogo está contida toda a informação sobre os seus produtos. O Facebook vai usar esse catálogo para criar os anúncios dinâmicos.

Para criar um catalogo acesse o seu Gerenciador de Anúncios. Comece a criar uma campanha escolha, dentro de objetivo da campanha, Vendas do catálogo.

Role para baixo e você verá a opção de criar um catálogo.

Será pedido para selecionar a opção do tipo de catálogo que você deseja, para descrever os produtos à venda. As opções incluem: Comércio eletrônico, viagem, imóveis, automóveis e entretenimento e mídia.

Existem duas maneiras de importar seus produtos para o Facebook:

Se você já está usando um plataforma de E-commerce como o Shopify ou o WooCommerce, você pode importar seus produtos automaticamente. Se possui algum tipo de banco de dados com possibilidade de integração, também.

Se não, você precisa instalar o Facebook Pixel no seu site ou o Facebook SDK no seu aplicativo para celular, e então conectar com o Facebook. Você talvez precise de ajuda de um programador para isso.

2 – Crie Conjuntos de Produtos

Dentro do seu catalogo, você pode segmentar seus produtos em Conjuntos de Produtos.

Estes conjuntos são sub grupos de itens que são úteis quando você quer restringir o tipo de itens a serem exibidos em seu anúncio. Você pode filtrar seus conjuntos de produtos de acordo com a disponibilidade, marca, categoria ou preço.

Dica Importante: Não deixe o seu set de produtos muito restrito (adicionando muitos filtros) assim o Facebook vai conseguir recomendar com propriedade os produtos para seu público.

3 – Finalize seu conjunto de anuncio

Daqui, você pode selecionar seu público.

Como mencionado antes, você pode segmentar um público amplo que ainda não interagiu com o seu negócio, ou você pode escolher um público que já interagiu com a página ou site anteriormente:

Se você for pegar o público que já interagiu, você vai precisar escolher se promove produtos vistos pelo seu público nos últimos X dias.

Próximo passo, selecione o lugar que deseja alcançar, agenda e orçamento.

Uma vez que você terminou com o conjunto de anúncios, termine seu anuncio escolhendo o formato que você prefere em seus anúncios.

Melhores Práticas de Anúncios Dinâmicos

 Sempre Anunciar para aqueles que mostram interesse.

Os anúncios dinâmicos dão a oportunidade de aumentar as vendas e conversões usando o Facebook Pixel.

Assegure-se de tirar proveito disso. Mostrar a propaganda para quem já foi ao seu site, vai um passo além no Cross-Selling para os clientes.

Cheque o catálogo de produtos regularmente

Mesmo depois de estabelecer o seu catalogo, crie diariamente o habito de checá-lo para se assegurar que os dados estão sendo registrados corretamente pelo pixel.

Também, garanta que seu conjunto de produtos contenha itens o suficiente. Ao menos 4 itens diferentes precisam estar no estoque.

Otimize suas imagens

Não importa qual produto você esteja vendendo, sempre use imagens atrativas. Use imagens em alta qualidade.

Lembre-se que compradores online não vão ver seu produto na prática. Então deixa a imagem de seus produtos clara.

Veja a resolução recomendada dependendo do formato. O Carrossel, por exemplo, pede uma resolução de 1080 x 1080 pixels.

Ajuste o período de tempo para mostrar novamente a oferta

É possível que o anúncio de produto dinâmico tenha uma alta frequência, resultando em fadiga nos anúncios. Isso acontece quando você usa um grande período de tempo ao redirecionar para uma audiência não grande o suficiente.

Por exemplo:

Digamos que você optou por mostrar anúncios para aqueles que enviaram formulários de lead no site nos últimos 7 dias. Ao definir o prazo para apenas 7 dias, você vai ter um público menor. Uma solução seria aumentar esse prazo para 14 dias ou mais.

Experimente com diferentes copies de anúncios
Copy é um dos elementos mais importantes de um anúncio bem sucedido no Facebook. Seu título, descrição do link e texto do corpo devem comunicar sua mensagem de forma clara e envolvente.

Uma coisa que você deve sempre fazer para escrever uma copy eficaz é compreender seu público-alvo. Imagine que você está escrevendo para apenas uma pessoa – seu cliente ideal.

Testes A/B são úteis aqui!

Conclusão

Anúncios dinâmicos são ótimos para o setor imobiliário, automotivo, ecommerce e muitos outros. Aqui, nós percorremos os benefícios deste tipo de anuncio e os passos básicos para você iniciar na ferramenta. Sabe que estamos à sua disposição para te ajudar com o seu projeto de anúncios aqui na Live, né?

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