Redes sociais: a queda do alcance orgânico e formas de solucionar esse problema

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Você que produz conteúdo na internet já deve ter reparado que o alcance orgânico vem diminuindo gradativamente, dificultando que o seu conteúdo chegue até seus seguidores e potenciais clientes. 

Isso ocorre porque cada vez mais as redes sociais estão priorizando a experiência do cliente na plataforma, entregando os conteúdos de perfis com os quais ela mais interage. Além disso, a produção diária de conteúdo em massa é outro fator que também faz com que o seu conteúdo se perca no meio. Segundo o blog Etus, atualmente o Instagram possui 1,22 bilhões de usuários ativos, o que torna o espaço bem disputado.

De acordo com o estudo do Edgerank Checker, de 2012 a 2014 o alcance orgânico caiu de 16% para 6,5% aproximadamente e de lá pra cá essa porcentagem tem ficado cada vez mais baixa. Estima-se que 10% dos seus seguidores verão seus stories, por exemplo, e isso é uma quantidade considerada boa.

Formas de melhorar o seu alcance

Comunicação clara

O que você faz? Qual seu objetivo? E o mais importante: quem você quer alcançar com o seu conteúdo? É muito importante ter seu público-alvo e persona muito bem definidos, para que assim você saiba como e o que postar. 

Conteúdo

Não adianta postar todos os dias se esses posts não possuem estratégia. Ao invés disso, prefira postar conteúdos estratégicos e seletos, focando na jornada do cliente no seu perfil.

Seja relevante

Para uma pessoa querer acompanhar seu perfil e o seu conteúdo, você precisa ser relevante para ela. Por isso é tão importante ter uma persona ou desenho de público, pois é a partir disso que você entende suas dores, necessidades e desejos para assim saber produzir um conteúdo que desperte seu interesse.

Aposte em outras redes

Quando uma nova rede social surge, seu alcance orgânico tende a ser muito grande. O TikTok é a prova disso. Muitas pessoas estão produzindo conteúdos que podem viralizar, ganhando uma visibilidade absurda. Você pode utilizar essa plataforma como forma de atração para suas demais redes.

Com a ascensão do TikTok, o Instagram não quis ficar para trás e criou o reels, uma ferramenta da plataforma que se assemelha ao concorrente. O reels também tem trazido resultados muito bons, pois se o conteúdo performar bem, ele é entregue para mais pessoas, mesmo que elas não te sigam.

Alguns números para contextualizar melhor:

  • O TikTok possui 689 milhões de usuários ativos em todo o mundo;
  • No Brasil esse número chega a 7 milhões, sendo que 90% desse público acessa a plataforma todos os dias;
  • O Brasil é o 4º país com o maior número de usuários no Instagram, com 35 milhões de contas ativas.

Fonte: Blog Etus

Tráfego pago

O tráfego pago, quando bem executado, tem um poder de alcance muito grande. Ao contrário do orgânico, você alcança as pessoas independente de se elas te seguem ou interagem com o seu conteúdo. O legal do tráfego pago, é que com ele você decide a faixa etária, gênero, interesses, localização e muitas outras características de pessoas para qual aquele anúncio será entregue, ou seja, apenas o público que realmente está interessado no seu produto/serviço. Isso ajuda a te dar uma maior assertividade na chance de alcançar potenciais clientes.

Se você não quer ficar para trás e quer investir no futuro do seu negócio, a Livewire Action Marketing é referência em marketing e comunicação, trabalhando sempre com estratégias que fazem acontecer. Desde o marketing de conteúdo até o tráfego pago, oferecemos serviços completos que já trouxeram muitos cases de sucesso, e você pode ser o próximo! 

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