Eu preciso de uma agência de marketing ou publicidade?

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Eu preciso de uma agência de marketing ou publicidade?

Essa é uma pergunta complicada de responder – ainda mais estando à frente de uma agência.

Nem todos precisam de uma agência de marketing ou serviços correlatos.
É, sim, necessário ter conhecimento, ou alguém com conhecimento, de conceitos e processos que norteiam as vendas e relacionados a marketing dentro da sua operação – mas, além desse saber, é imprescindível ter alguém que consiga operacionar ou direcionar ações que afetem esse sistema de marketing de forma positiva.

O marketing é o processo mercadológico que existe quando uma empresa oferece um produto ou serviço. Continuo e circular, engloba desde a concepção de um produto ou serviço até a distribuição, divulgação e venda, passando pelo suporte e pós-venda, para fechar na disseminação (às vezes rejeição) do produto através dos próprios usuários.

O primeiro impulsionador de vendas da história é o marketing boca a boca, que nasce da satisfação dos consumidores em relação a um produto ou serviço. Se você tem algum problema nesse primeiro tópico, te aconselho a olhar bem pra ele antes de se envolver com estratégias de publicidade e marketing. O mercado é uma entidade com capacidade de avaliação, vida própria e critérios. Se não agrada, se não tem utilidade, não adianta insistir – avalie e reavalie.

Se você gabaritou na viralidade do boca a boca e tá agradando, pode passar pro próximo passo.
Se seu produto é novo na praça, mas tem esse potencial de agradar seu nicho, siga para o próximo passo.

Quando se supõe que as empresas do mercado estão fazendo o melhor possível em relação a produto, serviço e preço, o diferencial competitivo está na roupagem, no alcance, na narrativa que você cria pra sua marca.

O marketing é um processo enorme e com certeza partes dele precisam estar enraizadas dentro da operação, mas é difícil abranger o conhecimento de diversas áreas (que inclusive não param de surgir) para tomar frente no mercado e vencer o acirrado processo competitivo. A compra de mídia online é diferente da off; o design de produto não é a mesma coisa que o gráfico ou o de sites e aplicações móveis; escrever um post pra redes sociais não é o mesmo que escrever um release para a imprensa; entender cada uma das áreas de enfoque do marketing que surgem a cada semana etc., etc., etc.

Algumas empresas possuem houses e profissionais qualificados para tomar frente em cada uma das áreas do processo de marketing – uma ótima solução pros amantes do controle, mas também cara.

Por fim, a resposta: nem todos precisam de uma agência de marketing (digital, offline, integrado, live, 360, comunicação integrada, design, criação de sites e tantas outras). Ainda que a maioria das empresas tenha algum gargalo em alguma parte do processo que poderia melhorar com um serviço profissional externo.

Conhecimento, know how fazem as agências. A única forma de saber se você precisa ou não de um serviço do tipo é conhecendo sobre as suas reais necessidades e conversando com um profissional.

Arthur Godoy

Arthur Godoy

Diretor à frente da Livewire Action Marketing, respaldado por uma equipe brilhante de especialistas. Possui bagagem de década com experiências na área do marketing, tendo trabalhado com diferentes marcas em todas as regiões do Brasil e dos mais diversos tamanhos – atendendo diretamente marcas com abrangência nacional.

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