Alcance orgânico: entenda mais sobre essa métrica e como aumentá-la nas suas redes sociais

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Se o seu negócio está nas redes sociais, o esperado é que ele alcance números e seja reconhecido pelas pessoas. Porém, com o passar dos anos algumas métricas de alcance de pessoas estão diminuindo, como no caso do alcance orgânico. 

Hoje você vai entender mais sobre o que é alcance orgânico e porque ele é tão importante para a visibilidade da sua marca. Além disso, também trouxemos algumas dicas de como aumentar essa métrica, confira:

O que é alcance orgânico

Diferente do alcance pago, no orgânico você não precisa investir dinheiro, como os posts, stories e outros formatos em que você posta sem pagar. Então, todos os números que você conseguir a partir desse tipo de publicação são pessoas que vieram até seu perfil e viram seu conteúdo sem que fosse preciso pagar por isso.

Queda do alcance

Com o passar dos anos essa métrica foi diminuindo e as redes sociais, como por exemplo o Facebook, “dificultaram” esse tipo de alcance, alegando mostrar o conteúdo mais relevante para os seus usuários, como forma de melhorar a experiência dos mesmos na plataforma. Além disso, o número de pessoas gerando conteúdo nas redes aumenta a cada dia, logo não é possível mostrar tudo para todos – o espaço na telinha é limitado, sendo preciso priorizar os demais conteúdos por interesses para o usuário. 

Vale ressaltar que qualquer rede social nova no mercado possui uma tendência a ter o alcance orgânico mais alto, como no caso do TikTok. Mas com o passar do tempo e aumento da base de usuários, esse número também cai. 

Importância do alcance orgânico 

Além de ser uma forma de atrair pessoas sem precisar gastar, esse tipo de alcance pode trazer outros benefícios. 

A partir do momento que as redes sociais entendem que o seu conteúdo é relevante e está alcançando pessoas de forma gratuita e orgânica, a tendência é que a plataforma continue dando prioridade para o seu conteúdo e assim mais pessoas irão vê-lo. É sempre bom lembrar que alcançar as pessoas de forma orgânica pode levar semanas e até meses, por isso é importante ter paciência e constância nas suas publicações.

Estratégias para aumentar seu alcance orgânico 

Sabemos que essas informações podem parecer um pouco desanimadoras. Mas assim como as redes mudaram, as estratégias também se reinventaram e hoje trouxemos algumas para te ajudar a melhorar seu alcance orgânico, confira:

Conheça seu público

Como já falamos aqui, o alcance orgânico se conquista a partir do momento em que as pessoas procuram e engajam com o seu conteúdo, então para atrair e mantê-las com você é necessário que seu perfil/página ofereça aquilo que elas procuram ver. Faça pesquisas, enquetes e outras formas de coletar dados, assim você conhece seu público e o tipo de conteúdo que eles gostam. A partir daí, com essas informações em mãos, é você pôr em prática e oferecer aquilo que seu público-alvo quer.

Interaja bastante

As redes sociais possuem o propósito de interação, conhecer novas pessoas e trocar ideias com elas. A interação entre sua marca e seu público é essencial para você manter uma boa relação e proporcionar a melhor experiência possível para os usuários que te seguem. Além disso, essa é mais uma forma de conhecer mais a fundo o seu público e deixá-lo se sentindo mais a vontade de entrar em contato com você, seja para fechar negócio ou só tirar uma dúvida mesmo, gerando um sentimento de confiança com a sua marca.

Invista no conteúdo visual

Invista parar que a impressão das pessoas em relação a sua marca seja positiva. O conteúdo visual, seja ele foto ou vídeo, deve chamar mais atenção que os outros quando o usuário está rolando o feed. O objetivo é fazer pará-lo na sua postagem e ler aquilo que você fez para ele e assim conseguir transmitir a mensagem desejada.

Utilize a geolocalização

Muitas pessoas buscam diariamente serviços próximos a ela e essa pode ser sua chance de aparecer na busca. Utilize a geolocalização na hora de postar no feed ou stories, assim quando as pessoas procurarem por serviços parecidos com o seu na região em que você mora, elas irão se deparar com a sua marca e conhecê-la.

Poste nos dias e horários certos

É essencial que você faça um levantamento de dias e horários que os seus seguidores mais usam as redes sociais. Isso vai ajudar a postar nos momentos em que eles estão utilizando a plataforma e as chances do seu conteúdo ser visto por mais pessoas é maior. Se o seu post tiver bastante interações e um alcance legal já nas primeiras horas postadas, a plataforma vai entender que seu conteúdo é relevante e irá entregá-lo para mais pessoas, aumentando seu alcance orgânico.

Não tem como negar, essa métrica tem grande importância e faz total diferença. Mas é interessante ressaltar que ela funciona melhor com outras formas de alcance, como o pago, por exemplo. Um tipo não anula o outro, mas sim quando combinados podem alavancar seu alcance e sua marca.

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